Retomada limpeza da praia da avenida
A limpeza da praia da Avenida Soares Lopes, cartão postal da cidade, foi retomada nesta sexta-feira, 20, após cerca de 50 dias de paralisação dos trabalhos, sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) e de Meio Ambiente e Urbanismo, no âmbito da operação Ilhéus em Ação. A informação foi confirmada pelo prefeito Jabes Ribeiro, que afirmou ser necessário realizar intervenções que mantenham aquela área limpa e acessível à população.
Somente nos dois primeiros meses de trabalho, foram retiraradas 320 caçambas de lixo de uma área aproximada de 60 mil m². Segundo Ribeiro, a decisão foi tomada após a realização, nesta quinta-feira, 19, de reunião, no Palácio Paranaguá, para tratar da solicitação do Ministério Público Federal (MPF) para suspender o trabalho, com base na possibilidade de representar dano ao meio ambiente.
Apesar da ausência de representante do MPF, o assunto foi debatido com as presenças do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), do Procurador Geral, Otávio Carmo, dos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, de Planejamento, de Relações Institucionais, de Serviços Urbanos, e de Comunicação, respectivamente, Antonio Vieira, Joaquim Bastos, Frederico Vésper, César Benevides e Valério de Magalhães, da equipe interdisciplinar integrada pelo gerente de Gestão Ambiental da Sema, Alex Assis Coutinho, pelo representante da Secretaria de Turismo, Gustavo Bressan, e pelos geográfos Joandre Neres e Francisco Andrade.
De acordo com o titular da Sema, Antonio Vieira, o trabalho de limpeza, que consiste na retirada de lixo e, principalmente da grama, não representa risco ao meio ambiente, pois “trata-se de uma vegetação exótica, que só surgiu ali depois do recuo do mar na Avenida Soares Lopes, devido à construção do Porto do Malhado”, explica.
A partir desta sexta-feira, a limpeza se concentrará na retirada de lixo e na manutenção da área que já foi limpa, sendo necessária, para qualquer outra intervenção que envolva supressão de vegetação, a expedição de Licença Ambiental pelo órgão competente.
Ocupação – Outra medida tomada pelo prefeito Jabes Ribeiro, após a reunião desta quinta-feira, 19, diz respeito à ocupação da praia. Segundo o gestor, para a alta estação, serão instaladas estruturas para lazer, esportes e eventos, além de uma passarela ligando a avenida à praia, para facilitar o acesso de deficientes físicos. Para isso, no entanto, será necessária a anuência da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).